Dieta Low Carb | Saiba o que comer e o que evitar nesse método restritivo

Para aqueles que estão em busca de um corpo mais magro ou pretendem controlar a obesidade, uma grande aliada é a dieta low carb.

Propondo a redução drástica do consumo de carboidratos e o aumento de proteínas, ela faz com que o corpo utilize suas reservas de gordura para conseguir a energia necessária para funcionar.

Embora seja considerada a dieta do momento, a low carb é bastante restritiva e pode ser considerada bem difícil por algumas pessoas. Por isso, antes de começar a fazer, é preciso entender como ela funciona.

Veja dicas exclusivas para começar a praticar!

Como fazer a Dieta Low Carb?

DIETA LOW CARB 1

Para fazer a dieta low carb, é preciso reduzir a concentração de carboidratos no cardápio diário. A concentração tradicional, que é de 50% a 55%, deve baixar para algo entre 45% a 5% da ingestão de alimentos diária.

Além disso, durante a dieta low carb, a orientação é que sejam introduzidos mais carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, que são digeridos lentamente, evitando picos de glicose.

Alimentos ricos em fibras também devem ser ingeridos com mais frequência, pois melhoram o funcionamento do sistema digestivo e ajudam na perda de peso.

Por isso, quem deseja perder peso com a dieta low carb precisa incluir em seu cardápio diário legumes e vegetais com baixas calorias (abobrinha; brócolis; couve-flor; acelga; cogumelos; aipo; tomate cereja; couve; agrião; dentre outros), proteínas (carne; peixes; ovos; leite e derivados; soja e quinoa), frutas (abacate; morango; melão e coco) e fontes de gorduras saudáveis.

Saiba quais são as vantagens da dieta para você

Além do emagrecimento, a dieta low carb também traz outros benefícios.

Ela ajuda, por exemplo, a prevenir o surgimento de diabetes do tipo 2, já que incentiva a ingestão de carboidratos com baixo índice glicêmico, reduzindo assim a quantidade de glicose no organismo e também o nível de insulina necessário para quebrar esse açúcar.

A dieta low carb também ajuda a proporcionar mais saciedade, já que incentiva o consumo de alimentos ricos em fibras, como o pão e o arroz integrais.

Quando ingeridas, as fibras aumentam o tempo que o alimento fica no estômago e reduz a velocidade com que o intestino absorve a glicose, prevenindo os picos de insulina que causam a fome.

Cardápio Low Carb

DIETA LOW CARB 1

No café da manhã de quem está fazendo a dieta low carb é permitido consumir, por exemplo, dois ovos fritos com queijo, uma colher (chá) de gergelim e café sem açúcar.

No lanche da manhã é permitido comer uma maçã e sete castanhas de caju. Já no almoço pode incluir espaguete de abobrinha, carne e salada crua verde com azeite. Para o lanche da tarde, inclua café sem açúcar e omelete de legumes, feito com dois ovos.

Gostou de nossa sugestão de cardápio? Então veja abaixo como preparar o macarrão de abobrinha.

Ingredientes

1 abobrinha pequena cortada em tiras fininhas

1 colher (chá) de óleo de coco ou azeite

Sal marinho e pimenta do reino moída, a gosto.

Como fazer

Fatie a abobrinha em seu comprimento no formato de macarrão tipo espaguete. Em uma frigideira, aqueça o óleo de coco ou azeite e coloque as tiras de abobrinha. Refogue por cerca de cinco minutos ou até que a abobrinha amoleça. Tempere com sal, alho e pimenta do reino. Desligue o fogo e coloque a carne e o molho de tomate ou pesto. Sirva em seguida.

Agora que você já conhece tudo sobre a Dieta Low Carb, lembre-se que é necessário consultar um nutricionista antes de iniciar a dieta. Apenas um profissional pode indicar a melhor alimentação com base nas suas necessidades nutricionais.

Para ter acesso aos melhores profissionais e centros médicos de São Paulo, sem sofrer com burocracias, demoras e precariedade contrate um plano de saúde. Com um plano de saúde você garante acesso aos mais prestigiados hospitais, e ainda pode consultar diferentes profissionais na cidade.

Faça uma simulação e comprove o quão vantajoso para a sua saúde e de sua família é ter um plano de saúde.

Sua saúde merece o que há de melhor!

Preencha o formulário e receba sua simulação

Receba as melhores propostas de custo-benefício, feche seu contrato online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simulador Ligue