Reajuste de plano de saúde | Saiba como evitar o aumento abusivo

[ssba-buttons]

Se você tem ou já teve um plano de saúde, sabe que ele sofre reajuste de valores anualmente por diferentes motivos. Porém, em meio aos aumentos, você sabe identificar quando esse reajuste não está sendo justo com você? Sabe quando a operadora não está seguindo as regras? Pois nós sabemos, e hoje vamos contar tudo para você poder garantir o seu direito. Confira!

REAJUSTE DE PLANO DE SAÚDE CORPO1
Saiba identificar reajuste abusivo de plano de saúde.

Reajuste por Faixa Etária a partir de 60 anos de idade

É proibido o reajuste de valores por faixa etária quando o segurado se encontra com a idade de 60 anos ou mais.

Essa regra é válida para planos contratados a partir de 1° de janeiro de 2004 ou que já possuam mais de 10 anos de contrato. Nestes casos, o reajuste por faixa etária só pode ocorrer até os 59 anos.

Já para os planos que foram contratados antes de 2 de janeiro de 1999, o reajuste ocorre de acordo com o que foi estabelecido no contrato assinado.

Para saber a média de valores dos planos para 60 anos faça uma cotação gratuita e converse com nossos consultores!

Reajuste por Faixa Etária de 59 anos

A faixa etária de 59 anos é muito conhecida e temida pelos segurados por ser a que mais sofre aumento.

Porém, você não pode aceitar qualquer imposição de preço da operadora. De acordo com a lei, o aumento nesta faixa não pode ser superior à seis vezes o valor da primeira faixa (0 a 18 anos). Assim, o máximo de reajuste permitido é de até 500% em relação à sua primeira mensalidade.

Faça suas contas e analise se o valor está correto. Se estiver superior à 500% do valor da sua primeira mensalidade você poderá recorrer ao seu direito na justiça.

Reajuste por Faixa Etária de 44 a 56 anos

Muitas operadoras, tendo em vista as limitações que serão aplicadas a partir de 59 anos, começam a elevar de forma abusiva o valor dos planos já a partir de 44 anos. Porém, assim como nos casos anteriores, ela também tem um limite de aumento.

Neste caso, os reajustes ocorridos entre a 7° e 9° faixa (44 a 56 anos respectivamente) não poderão ser superiores à soma de valores da 1° à 7° faixa (0 a 44 anos).

O seu plano está de acordo com essa especificação? Se não, é bom contatar um advogado!

Reajuste anual abusivo ou Reajuste por Sinistralidade

Este reajuste é voltado para os planos coletivos por adesão ou coletivos empresariais. São planos contratados por empresas, sindicatos ou associações de classe.

Veja mais: Descubra como funcionam os planos de saúde empresariais PME, MEI e por Adesão.

Neste tipo de plano o valor do reajuste não é definido pela ANS, como ocorre com os planos individuais e familiares. É a operadora quem determina o valor. Assim, é muito comum ver um aumento extremamente abusivo e muitas vezes ilícito para esta modalidade.

Porém, apesar de não haver participação direta da ANS, ainda há uma regra que a operadora deve seguir e à qual você pode recorrer caso sinta que o aumento está muito além do seu orçamento.

A regra é a seguinte: A operadora deve estabelecer um reajuste base para todos os contratos que tiverem menos de 30 beneficiários. Desse modo, caso sua empresa tenha o inferior a 30 funcionários, o valor do seu reajuste deverá ser equivalente ao valor imposto, pela mesma operadora, para outra empresa que também possua menos de 30 funcionários.

Mas como saber que a operadora não está me dando um golpe?

Todas as operadoras devem publicar em seu site o valor definido no ano para contratos com até 30 beneficiários. Essa publicação deve ocorrer anualmente no mês de maio. Você pode falar com nossos corretores para saber qual o valor deste reajuste!

Faça uma cotação de planos empresariais e veja como é possível encontrar valores e coberturas que se adéquam à sua empresa.

Evite os aumentos abusivos do seu plano de saúde

REAJUSTE DE PLANO DE SAÚDE CORPO
Garanta o seu direito e a sua saúde!

Portanto se a sua empresa conta com poucos funcionários e está recebendo um aumento abusivo é interessante acessar o site da operadora ou pedir mais informações para confirmar a integridade desse reajuste.

Apesar do reajuste ser algo legal, nem sempre a operadora que o aplicou está seguindo as regras determinadas pela ANS e pelo Estatuto do Idoso. Neste caso, é comum vê-la aumentar os valores de forma abusiva, fazendo com que você arque com uma mensalidade inviável.

Porém, você não deve ficar quieto!

Se você acha que a mensalidade do seu plano de saúde subiu demais converse com nossos consultores e faça uma cotação para saber a média de valores do seu plano. Se realmente houver abuso de valores encontraremos soluções para esse aumento e garantiremos mais qualidade no cuidado da sua saúde.

Não seja mais uma vítima desse aumento abusivo!

Faça uma Simulação e converse com nossos consultores para garantir o seu direito!

Preencha o formulário e receba sua simulação

Receba as melhores propostas de custo-benefício, feche seu contrato online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simulador Ligue